Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para que sejam utilizados novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tenha origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.
Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos.
O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações e o óleo de cozinha usado podem ser transformados em biodiesel... podem ser reciclados para serem reaproveitados.
Outros materiais como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.
Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: papel, metal, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente:
Papel - Azul
Metal - Amarelo
Vidro - Verde
Plástico - Vermelho
Essa coleta de lixo é chamada de Coleta Seletiva.
Agora que já sabemos um pouco sobre reciclagem, vamos começar a reciclar e reutilizar! Não dá pra imaginar quanto lixo podemos reutilizar... Dessa forma podemos poupar energia e matéria prima e ainda ajudamos a diminuir a poluição no nosso planeta!
Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias é acumulada toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não está suportando esta quantidade excessiva de lixo e além disso muitos materiais levam muito tempo para se decompor no meio ambiente. Veja abaixo quanto tempo demora para alguns materiais entrar decomposição:
Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido
Outro ponto importante é o quanto de energia e matéria prima podemos poupar!
Quantas árvores não deixamos de cortar se reciclarmos papéis, jornais e revistas?
Tudo isto é importante para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para a humanidade!
Este é o espírito da reciclagem: transformar, processar o lixo, para ser utilizados novamente.
Não vamos perder tempo, é tempo de reciclar!
Postado por: Verônica Nunes.
Realmente Verônica, a população mundial só cresce, continuamos consumindo cada dia mais e consequentemente produzindo muito lixo. Onde e como descartar resíduos da humanidade já é um problema do presente! As movimentações em diversos setores já começaram a fim de reinserir no ciclo, produtos que antes seriam vistos apenas como resíduo. Na construção, temos diversos exemplos deste tipo.
ResponderExcluirFora que na nossa própria casa podemos estar contribuindo para a melhoria do planeta!
Ótima discussão!!!