Passeio ciclístico no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, no Aterro do Flamengo, RJ. Foto: Divulgação BiciRio
"A bicicleta pode ser um meio de transporte substituto do automóvel para pequenas distâncias de até 5 quilômetros. O Rio de Janeiro é disparado a cidade brasileira com o maior número de ciclovias, são mais de 300 quilômetros, perdendo apenas para Bogotá, na Colômbia, em toda a América Latina. As bicicletas são reconhecidas como um meio de transporte pelo Código de Trânsito. Entretanto, a convivência entre ciclistas e motoristas está longe de ser tranquila.(...)
Pensar em mobilidade sustentável é planejar para que as pessoas usem cada vez menos o automóvel e se desloquem em bicicletas ou veículos afins sem emissão de gases de efeito estufa. A ideia é desengarrafar a cidade. E a bicicleta é uma opção de transporte eficiente, pois serve bem para distâncias curtas, de até 5 quilômetros.(...)"
Minha opinião:
Tenho que concordar que a bicicleta realmente é uma excelente opção como meio de transporte e ainda sustentável, uma amiga do meio ambiente, não só no Rio de Janeiro, mas em todo Brasil, em todo o mundo.
Mas, para que ela vire rotina na vida da população brasileira, principalmente nas grandes capitais, onde a poluição ao meio ambiente é bem maior, por causa da emissão dos gases de efeito estufa, é necessário que se criem, ampliem as ciclovias, que os motoristas respeitem os ciclistas, a famosa conscientização da população em ter e manter uma educação no trânsito tem que de fato existir.
Sem essas pequenas coisas, porém essenciais, não adiantará nada campanhas e mais campanhas sobre dia mundial sem carro, ou seja lá o nome que receba a campanha.
Afinal, andar de bicicleta não é sinal de desvalorização de renda, como muitos possam pensar, a questão toda é priorizar um meio ambiente mais saudável, não só para o presente, mas principalmente para o futuro.
O Brasil poderia tomar como base, os países que já implantaram a utilização das bicicletas como meio de transporte, sejam elas alugadas ou próprias. Como exemplos temos Pequim, Tóquio, Paris, Sevilha, entre outras.
Fonte: http://www.oeco.org.br/reportagens/27615-motorista-recebe-desafio-de-trocar-o-carro-pela-bicicleta
http://www.bikehype.com.br/2011/03/sem-titulo/

Nenhum comentário:
Postar um comentário