quinta-feira, 26 de junho de 2014

O lixo eletrônico e o meio ambiente

                                                     

   O que você faz quando sua televisão não funciona mais? Ou quando seu celular esta "fora de moda"? Provavelmente você tentará se livrar deles da forma mais rápida mas,será que a forma que você descarta esses materiais esta correta?
   Todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos é chamado de lixo eletrônico.Televisores,baterias,câmeras fotográficas e outros aparelhos são abandonados todos os dias em locais impróprios por não apresentarem mais serventia aos seus donos,causando prejuízos a saúde humana e ao meio ambiente.Mas por que esses prejuízos ocorrem? 
   Na composição desses aparelhos são encontrados elementos químicos que podem contaminar o solo,chegando atingir o lençol freático e chegar até ao ser humano. Abaixo segue exemplos destes materiais e seus prejuízos a saúde.

MaterialEfeito na saúde
Chumboprovavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
Cobrecausa intoxicações; afeta o fígado.
Mercúrioaltamente tóxicas concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica - malformação de fetos durante a gravidez.
Cádmioacumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeitos teratogênicos e cancerígenos.
Báriotem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos.
Alumíniofavorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.
Arsênioacumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênico.
Cromoacumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.
Níqueltem efeito cancerígeno.
Zincoentra na cadeira alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.
Pratatem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata são letais ao homem.
      
         No dia 5 de agosto de 2010 foi aprovada a Lei Federal referente a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil,que obriga dar-se destinação adequada para os resíduos eletrônicos.A melhor forma para minimizar este problema é diminuir o consumismo e conscientizar sobre as questões ambientais,podemos fazer isso devolvendo pilhas e baterias nas empresas de telefonia,procurar informar-se sobre empresas e cooperativas que trabalhem com reciclagem destes materiais. 
       Em Salvador algumas empresas,Ongs e até iniciativas próprias de pessoas,trabalham com a reciclagem destes materiais como é o caso dos irmãos Joandro e Joseval,eles recolhem o lixo eletrônico nas casas das pessoas,retira o que será aproveitado e o que sobra é mandado de caminhão para São Paulo e de lá terá o destino para a China e Rússia.Na cidade baixa na Penísula de Itapagibe,jovens participam de oficinas pelo Projeto Metacentro da Fábrica Cultural(ong dirigida pela cantora Margarete Meneses),onde busca profissionalizar jovens na manutenção e reaproveitamento do lixo eletrônico.
          Não podemos esquecer que é da natureza que vem a nossa sobrevivência,os recursos naturais,seus ecossistemas e outros tantos exemplos que constituem essa família. As atividades irracionais da humanidade em relação as questões ambientais vem aumentando bastante. O mundo precisa de uma base para isso melhorar e essa base chama-se educação.
       


     E você esta fazendo a sua parte? Esta depositando seu lixo eletrônico no lixo comum ou faz a separação?Conte suas histórias,contribua para um mundo melhor livre de problemas.





                                                Imagens para refletirmos 



Mais Informações: Contatos onde podemos encontrar parcerias para entregar nosso lixo eletrônico.
   CDI Bahia 71 3473 3333
   Parceria da Limpurb com os irmãos Joandro e Joseval 71 3241 1463/9945 9721
   Espaço Cultural em Itapagipe 3207-7377/3316-1644.
        




Link de apoio:http://nti.ceavi.udesc.br/e-lixo/index.php?makepage=danos_ao_ambiente
Link de apoio/fonte:http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos



Estudante: Queila Gonçalves Gomes,Turma 3 vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário