quarta-feira, 2 de julho de 2014

Contaminação dos rios da cidade de Salvador



Salvador é uma das cidades brasileiras banhadas por cursos d’agua. Porém infelizmente não é possível dizermos que é um exemplo de sustentabilidade, pois segundo estatísticas 81% dos seus rios estão poluídos. Um dos maiores rios da cidade é o Camarajipe situado na região do Iguatemi possui 14 km, mas muito poluído. O único rio localizado em salvador que ainda podemos dizer que possui nível baixo de poluição é o Rio do Cobre, com nascente na lagoa da paixão no bairro de Coutos, passando por dentro do Parque São Bartolomeu área de proteção ambiental e que integrava o sistema de abastecimento local devido a sua água potável.
Podemos realmente ver que os rios desta cidade hoje são confundidos com esgotos a céu aberto pela maioria da população por conta do nível da sua poluição e outros já não podem ser vistos, pois foram canalizados pela prefeitura da cidade. As nascentes dos rios de salvador estão localizadas nos bairros de Boa vista de São Caetano e Pirajá. A poluição desses rios vem se dando por conta dos esgotos domésticos jogados nos rios, pelas atividades industriais localizadas nos bairros de Valéria e Pirajá, do crescimento desordenado e falta de saneamento básico. E que mesmo o governo tendo criado o programa Bahia azul (em 1996) não foi suficiente para a redução da poluição.

Contudo, o que podemos concluir é que o governo gasta mais para canalizar os nossos rios, sendo  que,deveriam fazer  uma operação de limpeza, reurbanização da cidade, sistema de esgotamento sanitário e principalmente , programas de educação ambiental.

Referências :


http://www.meioambiente.ba.gov.br/conteudo.aspx?s=APACOBRE&p=APAAPA
http://jairootseducador.wordpress.com/2009/07/10/o-ultimo-rio-de-salvador-esta-morrendo/
http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com.br/2014/04/barragem-do-rio-do-cobre-e-dos-macacos.html


http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/03/salvador-tem-transformado-seus-rios-em-esgoto-diz-professora-da-ufba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário